quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Manifesto do autor

Dedico este novíssimo blog ao meu amigo Lugones, em bom tempo sulcando os mares da blogosfera.

Este blog nasce da necessidade absurda de não dizer nada dizendo algo. Pretende, assim, contrariar a força vital que anima todos os blogs: a esperança de que um dia venham a ser lidos.
É um blog de contos de um autor (e aceitemos o termo no seu sentido mais lato, na medida em que todo o pobre diabo que coloca algo sobre um papel é autor, e tudo o que aí consta é obra) com uma relação ambígua com o mundo. Que quer isto dizer? Muito simplesmente que muitos dos temas que poderão aqui identificar, independentemente do seu mérito literário, reflectem uma posição sobre algo. Posição esta, que não encontra necessariamente concretização na prática quotidiana do autor. Dito de outra forma, o autor é apenas mais um pobre diabo encurralado nesta grande armadilha a que chamamos vida. Um exemplo de carne, como aqueles que o público feminino tão bem compreende: se alguma vez tratar um assunto em tom desdenhoso com a nova cultura empresarial do século XXI, isso deve-se tão só ao facto de ser um pobre assalariado mal-pago, e que por vezes não tem tudo o que um jovem da sua idade, beleza e inteligência merece. Enfim! Pedi à vida conhaque, e ela apenas me deu água-ardente.
Baseando-se em muitas ideias que nada tem de original, e plenamente consciente da sua pobreza sintáctica à mistura com alguns laivos de novo-riquismo intelectual, o autor pretende brincar um pouco com as palavras e dar-lhes uma aparência de sentido (que em verdadeiro rigor não têm).
À guisa de alguns profetas que tenho visto ultimamente, se algumas das pessoas do meu circulo de amizades e ex-relacionamentos se vir retratada nos meus escritos é, efectivamente, muito provável, que me tenha inspirado em vocês, mas isso tão só porque vos amo do fundo do meu coração, e não porque me ache superior. Se o reconhecerem por vós próprios, isso é outra história… Pois alguém que é realmente superior não se auto-intitula como tal, mas espera que os outros o façam.
Pois bem, um abraço para todos e um grande bem-haja para os meus leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário